quarta-feira, 14 de abril de 2010

Transformando a casa e o quintal num lugar mais animado do que um parque de diversões

Muitas vezes deixamos de sair de casa por não conseguir custear os passeios da garotada, deixando de lado o tempo livre que teríamos para o lazer com as crianças.
Resgatar brincadeiras esquecidas é uma ótima saída para dar conta da inquietação deles e sempre resultam em sucesso.

Reúna as crianças, misturando idades, tome alguns cuidados como, por exemplo, as pequeninas em brincadeiras de correria.

As brincadeiras são simples e todo o mundo se diverte, dentro de casa ou no quintal.

Esconde-esconde: Limite o espaço a ser usado para a brincadeira. Um “bate-cara” conta até 20 com olhos fechados virados para a parede, os demais correm para se esconder. A brincadeira é procurar onde todos se esconderam.

Pega-pega: Determine os pontos de descanso, onde será possível parar de correr sem o risco de ser pego. Envolva os pequenos na farra fazendo deles café com leite, ou seja, eles não podem ser pegos.

Bobinho: Brincadeira campeã entre os meninos quando falta uma quadra para improvisar a pelada. Já as meninas gostam de brincar com as mãos. Nos dois casos, as crianças fazem um círculo e o “bobinho” tem que tomar a bola quando for chutada ou arremessada.

Amarelinha: Desenha-se no chão, com giz, pedaço de tijolo ou tinta. Vence quem chegar primeiro no céu sem pisar ou jogar a pedrinha fora dos quadrados onde estão riscados os números.

Passa-anel: Passa-se um anel de mão em mão(pode ser usado uma pequena pedra, ou um brinco, qualquer objeto pequeno, que possa ficar bem escondido nas mãos). Ficam todos sentados, com as mãos juntas e dedos fechados como em posição de prece, o passador anuncia que o objeto foi deixado e escolhe alguém para adivinhar nas mãos de quem ele foi depositado.
Esta brincadeira, por exemplo, a diferença de idade não exerce o menor impacto na diversão.

Mímica: Escolha um tema para fazer as mímicas. Pode-se imitar pessoas da família, gestos para descobrir nomes de filmes ou novela, animais e muitas outras coisas. Dois grupos dividem-se enquanto um representa, para o outro grupo adivinhar.

Estátua: É uma variação do pega-pega. Cada vez que a criança é tocada, precisa permanecer em posição de estátua até que outra criança toque nela novamente e a correria possa ser retomada.

Telefone sem fio: A comunicação com duas latas, unidas por um barbante, entusiasma o clima quando há somente duas crianças ou uma delas e um adulto disposto a entrar na brincadeira. Dá para começar a diversão customizando as latas com tinta por um revestimento de papel colorido.

Outra opção divertidíssima é formar um círculo e uma criança fala baixinho ao ouvido de outra criança uma pequena frase; esta frase deve ser passada da mesma forma até a última criança do círculo. Ao final ela deve falar a todos qual foi à frase que ela entendeu... Diversão garantida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu...

Minha foto
Bem vindos!!! O blog tem como foco nossas crianças. Fortalecer laços de afetividade e amor, e contribuir com informações que ajudem a entender melhor os pequenos, é a preocupação que há em cada postagem. Por isso entrem e fiquem à vontade! ***********************************